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  • Sandra Freitas

Qi Gong - O cultivo da energia vital

Hoje vim apresentar a vocês, uma prática corporal da Medicinal Tradicional Chinesa : Qi Gong ,em português, o cultivo da energia vital. Com treino e disciplina, essa prática poderá resultar em equilíbrio físico, mental e espiritual.

Preparei uma série de dicas que irá ajudá-los a praticar o Qi Gong.

 

Comece pela respiração:

Você pode fazer em pé, com os pés alinhados aos ombros, com as mãos sobrepostas ao Dãntián (região do seu umbigo) ou sentado com as pernas cruzadas e as mãos sobre as pernas.

Inspire pelas narinas e expire pela boca e observe a sua respiração por um momento, de forma longa, suave e tranquila.


Agora vamos aos exercícios, repita oito vezes cada movimento e coordene com a sua respiração. De forma que a inspiração fica associada com a ascendência e a expiração com a movimentação descendente do corpo.


1 - Sustentar o céu: Promove alongamento e melhora postura.





Entrelace os dedos em frente ao seu ventre. Eleve os braços pela frente ao inspirar, solte as mãos e abaixe pelos lados exalando o ar.






2 - Empurrar o céu e a terra: Regulariza as funções do baço e do estômago, ajudando na digestão.



Mãos na altura do umbigo, segurando uma esfera de energia. Inspire elevando o braço esquerdo pela frente do troco, acima da cabeça, voltando a palma da mão para cima, ao mesmo tempo empurre a mão direita para baixo e alongue-se. Expire voltando a postura inicial e repita alternando os braços.



3- Puxar o arco e flecha: Aumenta a capacidade respiratória e melhora a circulação sanguínea.



Cruze os braços em frente ao peito, estenda um braço e flexione o outro como se puxasse um arco e lançasse uma flecha. Olhe na direção da flecha. Cruze novamente e repita o movimento para o lado oposto.



4- Olhar pra trás: Relaxe mandíbulas, bochechas e testa.







Expire girando o pescoço para a esquerda, como que olhando sobre o ombro. Inspire voltando a postura inicial, respira o processo fazendo do outro lado.









5- O Grande urso virando pro lado: fortalece as coxas e desenvolve a flexibilidade da coluna vertebral, além de aliviar a insônia e a inquietação.



Inspire com o peito girando para o lado. Desça, passe a coluna pela frente exalando e suba pelo outro lado.



6- Tocar os pés: Fortalece a coluna lombar, o quadril, a cintura e os rins.





Com as mãos sobre os rins, inspire abrindo e elevando o peito. Expire inclinando o tronco para frente e para baixo, passando as mãos por fora das pernas. Inspire voltando à postura inicial passando as mãos por dentro das pernas.









7-Cerrar os punhos e socar com fúria: fortalece as coxas, os braços, além de aumentar a energia vital.


Peito aberto, punhos cerrados a o lado do tronco. Expire arremessando um dos braços pares a frente, como que socando. Abra a mão e feche “buscando” a energia par a você. Inspire voltando à postura inicial.


8- Estender-se para o céu: Fortalece os músculos da perna e melhora a postura.








Inspire elevando o corpo como se estivesse sendo puxado pela cabeça, elevando e chacoalhando aos calcanhares. Desça com os calcanhares no chão e bata a frente dos pés,

soltando o ar.










9- Abraçar a árvore: Perceba seu corpo e aproveite esse momento.





Feche os olhos e respire fundo. Imagine que caminha em uma bela floresta. Você olha em volta e escolhe uma árvore. Imagine que caminha até ela, chega bem perto e posiciona os braços para abraça-la. Permaneça ali, respirando o mesmo ar da árvore, sentindo a sua sombra e a tranquilidade que ela emana.




Você pode também acompanhar os movimento nesse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=3FJy0EDoYK0&feature=youtu.be


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Referências: Pelling.Margareth e White, Frances Medical Conflits: Patronage, Physicians, and Irregular Practioners 1550-1640,OUP, Oxford,2004

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